Rio de Janeiro apresenta queda nos casos de Covid-19 em setembro

Agência Brasil
A nova edição do Panorama Covid-19 revela um quadro otimista
A nova edição do Panorama Covid-19, divulgada nesta terça-feira (1º), traz uma luz de esperança ao estado do Rio de Janeiro, mostrando uma clara diminuição em seis dos sete indicadores da doença após nove semanas de alta.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, o único indicador que seguiu em alta foi a taxa de positividade do teste rápido de antígeno, que subiu de 8% na Semana Epidemiológica (SE) 34 para 11% na SE 38, representando uma variação de 39%. Em contrapartida, os testes rápidos da Dasa, realizados em laboratórios da rede privada, mostraram uma diminuição impressionante de 39%, caindo de 18% na semana 34 para 11% na 38.
A redução também se refletiu nos testes RT-PCR. Nas amostras coletadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen), a queda foi de 41%, com a taxa baixando de 12% na SE 34 para apenas 7% na SE 38. Nos laboratórios da rede particular Dasa, a redução foi de 32%, passando de 13% para 9%.
Além disso, os atendimentos nas unidades de pronto atendimento 24h (UPAs) do estado revelaram uma tendência de queda, com um recuo de 7% entre adultos e crianças. O boletim indica uma estabilização geral nos atendimentos relacionados a sintomatologia de síndrome gripal, compatível com a Covid-19, com algumas variações aleatórias.
O panorama atual é esperançoso e reflete um importante progresso na luta contra a Covid-19 no Rio de Janeiro. É fundamental permanecermos vigilantes e comprometidos com as medidas de prevenção para garantir que essa tendência de queda continue.