13 de junho de 2025
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Número de crianças com celular próprio cresce no Brasil

Com a tecnologia se tornando uma parte cada vez mais integrada à vida cotidiana, a questão de como as crianças interagem com esses dispositivos se torna cada vez mais relevante. Uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) revela que crianças de 0 a 8 anos estão cada vez mais conectadas, não apenas utilizando, mas também possuindo esses aparelhos. Álvaro Nocera, especialista na área, destaca que a tecnologia está praticamente integrada à vida dos pequenos, mas alerta para os riscos da autoexposição precoce.

Os dados do Cetic mostram um aumento significativo no acesso à internet por crianças. Entre 2015 e 2024, a porcentagem de crianças de 0 a 2 anos que acessam a internet subiu de 9% para 44%. Para crianças de 3 a 5 anos, o número saltou de 26% para 71%, e para aquelas de 6 a 8 anos, de 41% para 82%. A pesquisadora do Cetic Luísa Adib aponta que a pandemia de Covid-19 acelerou o uso de celulares entre os mais jovens, refletindo também na posse de dispositivos próprios. Apesar do avanço na conectividade, há preocupações sobre a autoexposição e o tipo de conteúdo consumido pelas crianças, que podem impactar seu desenvolvimento e bem-estar.

A psicóloga Luciana Inocêncio, especialista em atendimento infantil, alerta os pais sobre o uso de smartphones por crianças pequenas. Ela questiona a necessidade de crianças de 0 a 2 anos terem acesso a celulares, destacando que não há importância ou necessidade nessa fase. Inocêncio ressalta que o uso precoce da internet pode prejudicar a atenção e a concentração das crianças, já que o cérebro infantil precisa de tempo para aprender e se desenvolver adequadamente.

A exposição excessiva a telas pode interferir nesse processo, levando a possíveis dificuldades de aprendizado e socialização no futuro. Em resposta a essas preocupações, o presidente Lula sancionou uma lei no início do ano que proíbe o uso de celulares em unidades de ensino, do ensino fundamental ao médio.

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