Mais de 50 Crianças Participam de Aulas de Xadrez na Vila Olímpica de Manaus

Em comemoração ao Dia do Enxadrista, celebrado nesta quarta-feira (12/06), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), reforça seu compromisso com a inclusão social e formação de jovens ao oferecer aulas de xadrez na Vila Olímpica de Manaus. Esta iniciativa, parte do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), beneficia mais de 50 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos.
“A prática do xadrez aqui na Vila Olímpica tem sido um grande sucesso. Ela ajuda a desenvolver disciplina, paciência e respeito, além de ser uma excelente forma de inclusão social. Queremos criar oportunidades para o desenvolvimento pessoal e social, e o xadrez é uma ferramenta poderosa nesse sentido”, afirmou o secretário da Sedel, Jorge Oliveira.
O xadrez é um jogo que proporciona inúmeras vantagens para pessoas de todas as idades, estimulando a resolução de problemas, planejamento e tomada de decisões. Além disso, o xadrez ajuda na gestão de conflitos e na construção de estratégias, habilidades essenciais tanto no jogo quanto na vida cotidiana.
“Nós utilizamos uma metodologia que explica a teoria, como a história do xadrez, sua origem e sua chegada ao Brasil. Em seguida, desenvolvemos a função de cada peça de maneira lúdica para que as crianças compreendam e desenvolvam o jogo”, explicou Ivan Guimarães, responsável pelas aulas de xadrez na Vila Olímpica.
As aulas de xadrez do Pelci oferecem aos jovens da capital amazonense a chance de aprimorar suas habilidades em um ambiente acolhedor e estimulante. O xadrez, além de ser um passatempo estratégico, é reconhecido por seus benefícios no desenvolvimento de habilidades cognitivas como pensamento crítico, memória e concentração.
“Eu gosto muito de xadrez e queria muito participar das aulas. Pedi à minha mãe para me deixar vir para a Vila Olímpica. Hoje estou aqui participando das aulas e espero, no futuro, participar de campeonatos e conquistar medalhas”, disse Aisha Fernanda, aluna do Pelci.
As aulas de xadrez na Vila Olímpica de Manaus acontecem às segundas e quartas-feiras, com sessões das 9h às 10h e das 15h às 16h. Interessados podem se inscrever no setor de cadastro da Vila Olímpica de Manaus.