26 de abril de 2025
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Empresário lança projeto inovador para carro híbrido flex brasileiro

REUTERS/Alberto Alerigi Jr

A Lecar promete a produção do Lecar 459 e um novo modelo de negócio automotivo até 2026

Flávio Figueiredo de Assis, visionário capixaba, investe intensamente em um sonho que pode transformar a indústria automotiva nacional com o Lecar 459, um híbrido flex que busca seu espaço em meio a um mercado dominado por gigantes globais.

A crescente necessidade de inovação no setor automotivo brasileiro se torna cada vez mais evidente. Enquanto o Brasil abriga tradições automobilísticas imensas, marcas como Gurgel e Troller enfrentaram batalhas árduas para deixar sua marca. Agora, surge a Lecar, uma nova esperança liderada por Flávio Figueiredo de Assis, que promete a construção de uma fábrica em Sooretama, Espírito Santo, prevista para começar a produzir o Lecar 459 em 2026, com um investimento total de R$ 870 milhões.

O Lecar 459, inicialmente concebido como um elétrico puro, foi reformulado para um sistema híbrido flex, combinando tecnologia avançada com um forte compromisso com a sustentabilidade e a nacionalização. Assis, originado do setor de pagamentos, tem se desdobrado para transformar sua visão em realidade.

Durante a apresentação do protótipo, Assis declara: “Se o Ozires Silva conseguiu fazer avião eu consigo fazer carro porque também sou brasileiro”, reforçando o potencial inovador do país. A necessidade de ter uma marca automotiva nacional que ressoe com o povo brasileiro é inegável, especialmente em tempos onde as montadoras globais dominam o mercado.

A nova fábrica será um marco para o Espírito Santo, estado que até agora não contava com uma montadora. Para facilitar o empreendimento, o governo estadual ofereceu uma isenção de ICMS por 10 anos, um passo significativo para incentivar a indústria local. O vice-presidente da Lecar, Rodrigo Rumi, revelou que cerca de 300 contatos já foram feitos com potenciais clientes, fornecedores e concessionários, demonstrando interesse no projeto.

Com um preço estimado de R$ 150 mil, o Lecar 459 promete uma autonomia de até 1.000 quilômetros, graças à combinação de uma motorização elétrica com um motor à combustão flexível, destacando-se por um índice de nacionalização de 83%, um número elevado para um projeto inicial.

A estrutura da nova fábrica ocupará 460 mil metros quadrados e terá a capacidade de produzir até 120 mil carros por ano. Assis afirma que muitos dos R$ 870 milhões destinados ao projeto serão usados na linha de montagem, com possíveis parcerias financeiras com instituições locais e investidores estrangeiros.

A sociedade brasileira está, sem dúvida, em um ponto de virada, e a Lecar, com seu projeto audacioso, busca não apenas criar um veículo inovador, mas também revitalizar o setor automotivo nacional, impulsionando uma nova era de produção automotiva e empregos sustentáveis em nosso país.

O projeto da Lecar representa mais do que um carro; é um símbolo da resiliência e inovação brasileiras. O Lecar 459 pode ser o catalisador para a revitalização do setor automotivo no Brasil, enfatizando a importância da nacionalização e sustentabilidade. Assim, durante a expectativa pela produção em 2026, a sociedade deve seguir atenta e mobilizada para apoiar iniciativas que visam transformar a economia e reduzir a dependência de importações.

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