14 de junho de 2025
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Porto Alegre envia dados de 30 mil famílias para Auxílio Reconstrução.

A prefeitura de Porto Alegre encaminhou dados de mais de 30 mil famílias para o benefício do Auxílio Reconstrução do governo federal na noite de quarta-feira (29). Somando ao primeiro lote, de 24,5 mil famílias enviado na manhã de terça-feira (28), a capital gaúcha enviou até o momento 59.430 cadastros ao sistema do governo federal. Até as 20h dessa quarta-feira (29), 55.817 famílias da capital gaúcha estavam aptas a receber o benefício.

O primeiro envio de dados pela prefeitura ocorreu oito dias após o início do prazo aberto pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para que as prefeituras do Rio Grande do Sul, afetadas pela calamidade pública decorrente das fortes chuvas, preenchessem as planilhas com dados como Cadastro de Pessoa Física (CPF) e endereço dos responsáveis de famílias desalojadas, desabrigadas de áreas urbanas e rurais ou que perderam bens com as cheias dos rios.

A demora impediu que os moradores de Porto Alegre, que têm direito ao benefício de R$ 5,1 mil, recebessem o auxílio em parcela única nesta quinta-feira, data de pagamento do primeiro lote a 34,1 mil famílias afetadas pelas chuvas.

Registro Unificado

A Prefeitura de Porto Alegre criou o Registro Unificado, que começou a operar em 18 de maio, como uma base única para identificar os atingidos e qualificar os dados para que sejam direcionados a programas sociais dos três níveis do Poder Executivo: municipal, estadual e federal.

O Registro Unificado para identificar os atingidos pela enchente pode ser realizado preferencialmente pela plataforma online ou presencialmente. Os moradores de áreas alagadas na capital, incluídos ou não no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), devem preencher corretamente os dados, como CPF e endereço.

Há locais físicos disponíveis de segunda a sexta-feira (exceto feriados). Para conferir os endereços e horários de funcionamento, acesse o link.

Auxílio Reconstrução

Após o envio dos dados pelas prefeituras ao governo federal, a próxima etapa requer que os responsáveis familiares cadastrados pela prefeitura acessem o site do governo federal e validem suas informações no site do Auxílio Reconstrução, na aba Sou Cidadão, com acesso ao portal Gov.br.

Com a confirmação dos dados pelo cidadão, eles são enviados para verificação da Caixa Econômica Federal, que cruza as informações com cadastros do governo federal, com auxílio técnico da Dataprev, vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Se as informações forem confirmadas, o pagamento será depositado pela Caixa em até 48 horas. As pessoas que possuem conta corrente ou poupança na Caixa Econômica receberão o dinheiro nesta conta. Para quem não tem, será aberta automaticamente uma conta poupança no nome do responsável pela família, que poderá acessar o dinheiro com o aplicativo para smartphones Caixa Tem.

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